Vulcão expele pedra do tamanho de um carro no Peru - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

Vulcão expele pedra do tamanho de um carro no Peru

  • vulcão UbinaVulcão Ubinas, no Peru, expulsou rochas de grande tamanho nos últimos dias

Pesquisadores do Observatório Vulcanológico da cidade de Arequipa (sul do Peru) informaram neste sábado (3) que o vulcão Ubinas expulsou rochas de grande tamanho nos últimos dias e recomendaram às autoridades que apressem a retirada dos habitantes da região.

“Algumas rochas são do tamanho de um automóvel Volkswagen que, ao se chocar com a superfície terrestre, deixam grandes buracos de até um metro e meio de profundidade, a uma distância de dois quilômetros do vulcão, situado no sul do Peru”, disse à imprensa o coordenador do Observatório, Jersy Marino.

Ele explicou que são rochas incandescentes e que as explosões vão continuar, motivo pelo qual se recomenda às autoridades evacuar a população próxima ao vulcão. Segundo Marino, a lava fundida sai como um projétil e pode alcançar zonas povoadas.

Há algumas semanas, brigadas de socorristas retomaram a evacuação dos moradores do povoado de Querapi, que fica perto do vulcão Ubinas (cerca de 4 km), na zona andina da região de Moquegua. Muitos moradores resistem, porém, a deixar suas casas, afirmou Marino.

Ampliar

Fotógrafo caça vulcões e mostra paisagens ‘alienígenas’ da Terra15 fotos

14 / 15

Martin Rietze “caçou” apenas vulcões na Itália e no Japão no começo deste ano, mas foi o suficiente para ter passado por uma “experiência impressionante”, como descreve no seu site. Ele fez imagens das chamadas “luzes vulcânicas”, que marca a aparição de relâmpagos sobre os vulcões ativos. Os cientistas ainda não sabem explicar totalmente esse fenômeno, mas alguns afirmam que os raios ocorrem durante a atividade vulcânica por causa da carga elétrica induzida pelos choques de poeira vulcânica. As “luzes vulcânicas” do Sakurajima, diz ele, surgiram com uma erupção violenta após muitas horas de silêncio em fevereiro de 2013 Martin Rietze
Noticiário Internacional