Zhang Yimou será multado em mais de um US$ 1 milhão por violar política do filho único na China . - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

Zhang Yimou será multado em mais de um US$ 1 milhão por violar política do filho único na China .

chines multadoPEQUIM – O diretor chinês Zhang Yimou, acusado de violar as leis nacionais de controle de natalidade por ter quatro filhos, poderá enfrentar uma multa de 1,2 milhão de dólares (cerca de 2,8 milhões de reais), informaram fontes próximas ao caso, segundo a imprensa oficial chinesa.

O valor foi calculado por um escritório de advocacia de Pequim com base no rendimento anual de Zhang e de sua esposa Chen Ting em 2000, 2003 e 2006, anos anteriores ao nascimento de seus três filhos. Zhang teria tido um quarto herdeiro com sua ex-mulher.

A multa não só penaliza o casal pela violação da política do filho único, instituída na China há mais de 30 anos para reduzir a superpopulação, mas também pelo fato de que os filhos foram gerados antes do casamento, em 2011. O valor é substancialmente menor do que o pedido pelo Ministério Público de 26 milhões de dólares.

Após meses de especulação, inclusive a de que o diretor teria até sete filhos, Zhang apareceu publicamente no início de dezembro e admitiu que ele e Chen tinham três filhos.

O Globo